Logo Icarus

Entenda Como Funciona e os Objetivos de um Aplicativo de Ponto Eletrônico

app de ponto para que arte

Por muito tempo, as jornadas de trabalho foram controladas manualmente, por meio de cadernos de anotações — o que, além de ser bastante suscetível a erros e fraudes, não é nada prático.

Depois, o sistema evoluiu e predominaram os relógios de ponto mecânico, que facilitaram o controle de funcionários, mas não deixaram de ser trabalhosos e sujeitos a falhas. Logo após, surgiram ainda os relógios eletrônicos de ponto (REP), que utilizam recursos mais avançados como cartão de ponto e biometria.

Agora a vez é do aplicativo de ponto eletrônico, que conta com a tecnologia para otimizar o trabalho do RH e reduzir os erros desses sistemas. Para entender melhor como funciona esse novo — e promissor! — universo, acompanhe o artigo!

Aplicativo de ponto eletrônico: para quê?

Os métodos de controle de ponto sempre tiveram seus pontos fracos. Com base nesse histórico, os aplicativos de ponto eletrônico surgiram com diversas vantagens. Entre as principais estão:

  • Mais segurança — Os apps utilizam da tecnologia para reforçar a segurança das informações inseridas em seus sistemas. Recursos como geolocalização e reconhecimento facial permitem que os dados inseridos pelos colaboradores sejam mais confiáveis e, o controle de ponto, menos suscetível a falhas — propositais ou não;
  • Mais economia — Para os times de Recursos Humanos, a máxima de que ‘tempo é dinheiro‘ vai muito além. Com um recurso que otimiza seu trabalho e melhora a produtividade das equipes, os resultados refletem rapidamente no bolso da empresa. Além disso, a ausência de gastos com papéis, bobinas e impressões também auxilia na economia (e no meio ambiente!);
  • Home-office tranquilo — A quarentena exigida pela pandemia do Covid-19 levou a um boom de funcionários remotos, e a estimativa é que, no pós-pandemia, muitas empresas adotem um regime de trabalho híbrido, que alterna entre casa e escritório. Mas isso não deve representar um problema para as empresas que utilizam um aplicativo de ponto eletrônico, já que os funcionários podem marcar seus pontos normalmente através do app instalado em seus smartphones ou computadores.

E como funcionam esses apps de ponto eletrônico?

Cada aplicativo de ponto eletrônico tem seus recursos e modos de funcionar. O Icarus, por exemplo, é um app que pode funcionar a critério de cada empresa: individualmente nos celulares dos colaboradores — mesmo offline —, ou de forma compartilhada, como num tablet na entrada da firma.

Os funcionários são identificados por geolocalização, reconhecimento facial e o endereço de IP de seus dispositivos, conferindo mais praticidade e segurança. Pelo app, eles também podem acompanhar suas jornadas de trabalho e até mesmo solicitar ajustes de férias.

Já o time de Recursos Humanos tem acesso a dashboards completos, em que podem consultar e distribuir holerites gerados automaticamente e acompanhar outros gráficos com métricas essenciais para a saúde da empresa. Outro recurso interessante é a possibilidade de enviar avisos e comunicados coletivos ou particulares.

Vale destacar que o Icarus tem garantia jurídica, respeitando a Consolidação das Leis do Trabalho — CLT e a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Além disso, tem segurança garantida, já que atende os critérios do eSocial portaria 373 e 1510 do Ministério do Trabalho.

Quer otimizar o trabalho do RH da sua empresa e tornar o sistema de controle de ponto mais prático e seguro? Entre em contato conosco e conheça melhor o Icarus!