Logo Icarus

5 Sinais de que a Sua Empresa Precisa Melhorar a Gestão de Ponto Eletrônico

5 sinais 2

A gestão de ponto eletrônico da sua empresa pode impactar em diversos setores, sobretudo na gestão geral dela. É por esse motivo que a modernização pode fazer toda a diferença, inclusive nos custos com os colaboradores.

Se a sua empresa ainda atua como a décadas passadas, utilizando folhas de papel, ou outros dispositivos que não atendem a demanda, é possível ver sinais. O dia a dia da organização não é o mesmo quando o controle de ponto não está sendo feito de forma correta. Confira!

1 – A sua empresa gasta de maneira excessiva com horas extras

É importante fazer uma análise dos gastos dos últimos meses destinados ao pagamento de horas extras. O adicional pode comprometer de maneira desnecessária o caixa da sua empresa.

Afinal, isso pode ser evitado com sistemas mais inteligentes de controle de ponto. Além do mais, a própria legislação possui um limite para horas extras trabalhadas, é importante ficar atento a esse fator.

2 – Funcionários que atuam fora da empresa não registram o ponto

Muitas empresas possuem funcionários que atuam fora da sede, como vendedores e supervisores, por exemplo. Se na sua empresa esses colaboradores sequer possuem controle de ponto, é motivo para ter atenção.

Além de deixar sua empresa vulnerável aos processos trabalhistas, isso pode dificultar o controle sobre as horas trabalhadas dos funcionários.

3 – O setor de RH está sobrecarregado

O excesso de trabalho em torno do cálculo de horas trabalhadas está tomando o tempo do seu RH e ele mal consegue dar conta das atividades do dia a dia. Afinal, há demissões, contratações, entre outras questões a serem resolvidas, além do controle de ponto.

Se os cálculos são todos manuais, é mais tempo destinado a conferir se eles ficaram mesmo corretos. Até porque, sabemos que isso pode ser motivo para processos trabalhistas, o que sua empresa deve evitar.

4 – Há risco de receber multa pela fiscalização

A falta de organização para com os dados dos colaboradores pode trazer riscos para a sua empresa. Em caso de fiscalização existe o recebimento de multa.

A sua imagem fica comprometida entre colaboradores e clientes. Somado aos gastos com esse tipo de multa, o que pode atrapalhar as contas da empresa.

5 – Os funcionários estão constantemente atrasados

Quando funcionários chegam atrasados e não há controle de ponto, não existe compensação desses minutos. Todos os dias são momentos em que sua empresa perde mão de obra.

Quando há controle eletrônico a sua empresa fica livre de alterações no registro dessas entradas. Somado a isso, diminui as chances de atrasado, já que todos querem sair na hora estipulada do fim da jornada.

Esses são os sinais de que a sua empresa precisa melhorar a sua gestão de ponto eletrônico. Se uma ou mais dessas situações acontece diariamente, é preciso ter atenção aos prejuízos que isso pode causar.

Então, o investimento em ponto eletrônico que seja moderno e satisfaça essa necessidade é a melhor escolha. A prevenção é a melhor forma de gerir de forma inteligente a sua empresa.

Para isso, conheça a nossa tecnologia em gestão de ponto eletrônico. Basta entrar em nosso site para conferir todas as funcionalidades que ele traz para sua empresa!